Presidente da Câmara e diretores da Apae definem projeto de construção do centro de Equoterapia
Na tarde da última segunda-feira (16), o presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), se reuniu com o presidente da Apae (Associação de Pais e Professores dos Excepcionais), Valdeney Domingues, além da diretora Elisandra Schoroeder, para definirem os detalhes do projeto de construção do centro de Equoterapia, espaço que proporcionará várias atividades terapêuticas e educacionais, sendo localizado na BR 277.
Este relevante benefício para a entidade será possível, pois a Câmara soube administrar seus recursos financeiros. Dos mais de R$ 600 mil em caixa, parte terá esta destinação. Até o final do ano, a Casa de Leis economizará mais recursos e todo o montante será devolvido ao Poder Executivo, que poderá aplicá-lo da melhor forma possível.
A previsão é que, até o final do mês, o projeto esteja finalizado.
Anuncio Oficial
O anúncio foi oficializado pelo prefeito Cesar Filho, durante visita do governado Beto Richa, em Guarapuava, no mês passado.
“Devemos parabenizar todos os vereadores, que economizaram dinheiro para a construção deste espaço. Ressalto, ainda, o belíssimo trabalho administrativo realizado pelo presidente Edony Kluber, que comandou todas as ações. Isso demonstra que todos estão preocupados com a comunidade”, destacou Cesar Filho.
De acordo com o Kluber, esta era uma de suas propostas quando assumiu a função. “Todas as nossas iniciativas visam à melhor utilização dos recursos financeiros. Com isso, o que valor restante é devolvido, podendo ser investido de forma positiva em nosso município. Sabemos dos escândalos que a Casa de Leis passou anteriormente e a atual legislatura está muito empenhada para melhorar esta imagem”, destacou. “O centro de Equoterapia será de extrema importância para a entidade e estamos felizes em consolidarmos esta parceira”, finalizou.
Centro de Equoterapia
De acordo com o portal equoterapia.com.br, a atividade é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais.
O cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.
Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, organização, orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio, entre outros.