Presidente da Câmara ressalta Defesa Civil como instrumento para evitar futuros desastres naturais

por Imprensa publicado 13/02/2014 15h39, última modificação 06/10/2024 18h10
Discurso foi proferido na abertura da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Vereadores Germano Alves (PR), Mario Scheidt (PHS), Nerci Guiné (PHS) e Valdir Kukelcik (PPS) também participaram

Lideranças políticas, representantes de diversas entidades e toda a comunidade participaram, na manhã desta quinta-feira (13), da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, no salão nobre da Faculdade Campo Real. Os vereadores Edony Kluber (PSD), Germano Alves (PR), Mario Scheidt (PHS), Nerci Guiné (PHS) e Valdir Kukelcik (PPS) também estiveram presentes.

Kluber, durante seu discurso na tribuna, ressaltou que o evento promoveu discussões para que nossa sociedade planeje, sob um entendimento integrado, o município ao futuro, além de capacitá-los sobre o assunto. “Com este mecanismo de debate e práticas, o número de catástrofes sofreria uma grande diminuição. Toda a comunidade deve se engajar e compreender a importância de trabalharmos a Defesa Civil, apontando propostas relevantes e que proporcionem boas consequências para um futuro próximo. A Defesa Civil somos todos nós”, destacou Kluber.

Além disso, ele relembrou a aprovação, por unanimidade, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Projeto de Lei encaminhado, pelo Poder Executivo, no ano passado. “Nós, vereadores, sabendo de sua relevância, acatamos a proposta em apenas um dia, após realizarmos duas sessões extraordinárias. O Poder Legislativo é e sempre será parceiro das boas iniciativas, portanto contem conosco para o que precisarem”, finalizou.

Programação

Organizado pelas secretarias de Assistência Social, Habitação, Planejamento e Comunicação Social, além do Corpo de Bombeiros, Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e sociedade civil organizada, a Conferência ofertou, pela manhã, duas palestras com os temas: “desastres naturais em Guarapuava: prevenção e mitigação” e “planejamento urbano e ações governamentais”.

 

No período vespertino, os participantes se dividiram em quatro grupos para debater os eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Também haverá eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.