Presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno explana sobre importância da amamentação

por Imprensa publicado 30/04/2013 20h18, última modificação 06/10/2024 18h10
Enfermeira Helena Ângela de Camargo Ramos também revelou as ações da comissão e detalhou as iniciativas em nível nacional

O plenário da Câmara Municipal recebeu a presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Guarapuava, enfermeira Helena Ângela de Camargo Ramos, durante a sessão ordinária desta terça-feira (30). Ela explanou sobre as ações desenvolvidas pelo programa, detalhou as iniciativas elaboradas em nível nacional, além de destacar a importância da amamentação.

Sua presença foi em resposta ao Requerimento nº. 157/2013, de autoria do 2º secretário, vereador Márcio Luis Carneiro (PPS), que atua na comissão do programa, junto ao 3º secretário, vereador Rodrigo Crema (PMDB).

De acordo com Helena de Camargo, são várias as razões para promover o Aleitamento Materno, visto que promove benefícios mútuos. “Gera mais saúde a criança, como na prevenção de obesidade e asma. Para a mãe, há a prevenção de câncer de mama, ovário e retardo da menopausa. Estes são, apenas, alguns exemplos”, destacou. “O leite materno é rico e possui todas as substancias necessárias ao bebê. Isto já é cientificamente comprovado, mas muitas pessoas não sabem da importância do aleitamento”.

Ações locais

Um dos projetos citados foi o “Mame, resgatando o prazer de amamentar”. Segundo a enfermeira, o programa atua desde o final do ano passado e esta em fase final de estruturação. Além disso, tem por objetivos prestar assistência as mulheres que estiverem em período de amamentação e servir como unidade de referencia para o trato de possíveis complicações.

Helena também ressaltou a campanha “Agosto Dourado, Amamentação vale Ouro” e convidou a sociedade para ajudar nessa promoção. “Vamos realizar um seminário regional e, mais do que nunca, concentrar as ações para o Aleitamento Materno. Contamos com a ajuda de todos”, finalizou.