Presidente Edony Klüber ressalta que capacitação é um dos caminhos para a prática de uma agricultura consciente

por Imprensa publicado 07/05/2014 17h36, última modificação 06/10/2024 18h10
Discurso foi proferido durante o encontro técnico da campanha Plante seu Futuro

O encontro técnico da campanha Plante seu Futuro: o Seminário Regional de Manejo e Conservação de Solos teve início na tarde desta quarta-feira (07), no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava. Pesquisadores da Unicentro e da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) apresentaram diversas palestras, como o planejamento conservacionista e a evolução do plantio direto, temas ligados a prática de uma agricultura consciente e menos prejudicial ao meio ambiente.

Lideranças municipais, produtores e acadêmicos de cursos ligados ao setor agrário presenciaram o evento, buscando especialização sobre os assuntos abordados. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edony Klüber (PSD), eventos com esta premissa promovem a capacitação, portanto é de extrema relevância, devido ao crescimento conquistado pelos presentes. “O setor agrícola se aprimora a cada ano e os produtores devem acompanhar este processo. Há algum tempo que a preocupação ambiental pauta esta pratica e, como o aprendizado é algo contínuo, acredito que a participação ativa é algo necessário”, avaliou Klüber.

Lançado em novembro de 2013 pelo governo do Estado, o programa Plante seu Futuro tem por objetivo o conservacionismo na produção agrícola – mostrar a importância do solo, da água e de se praticar uma agricultura que, mesmo diante das novas pragas, tenha por princípio o uso de agroquímicos dentro de critérios técnicos. Outro ponto do programa é o manejo integrado de doenças.

 

Com informações da Assessoria Sindicato Rural de Guarapuava