Presidentes das Câmaras de Guarapuava e Cascavel trocam experiências legislativas

por Imprensa publicado 05/12/2014 14h41, última modificação 06/10/2024 18h10
Durante passagem pelo município da região oeste, Edony Klüber visitou o gabinete de Marcio Pacheco

O presidente Edony Klüber (PSD), durante visita a Casa de Leis de Cascavel para conhecer o Projeto Câmara Jovem, aproveitou para se encontrar com chefe do Poder Legislativo no município citado, Marcio Pacheco, e trocar experiências.

Na ocasião, Klüber relembrou algumas ações que ocorreram nesta legislatura, como a economia realizada em 2013 (R$ 600 mil), repasse de outros R$ 200 mil para as vítimas das enchentes, diminuição dos valores das diárias, aprovação do voto aberto em todas as matérias, divulgação de ações legislativas no Portal da Transparência, entre outras.

De acordo com o presidente guarapuavano, esta troca de informações é de suma importância, devido às experiências compartilhadas. “Tanto em nosso município, quanto em Cascavel, existem ações importantes. Esta é mais uma forma para o vereador buscar novas iniciativas de resultado para a população”, argumentou. 

Câmara Jovem

A visita também oportunizou conhecer detalhes sobre o funcionamento do Projeto Câmara Jovem, que ocorre desde 2008, em Cascavel, e visa promover uma interação entre o órgão público e escolas (particulares e públicas).

De modo geral, esta iniciativa faz com que estudantes desenvolvam atividades como vereadores, elegendo os representantes titulares e suplentes, composição da mesa diretora, aprovação de regimento interno e discussão de demandas dos seus respectivos bairros. Outra ferramenta utilizada pelos participantes é a elaboração Indicações Legislativas que, após aprovada pelos que compõem o parlamento mirim, segue para apreciação em sessão plenária. Se os vereadores aprovarem, a solicitação é encaminhada para o Poder Executivo.

Marcio Pacheco destacou a relevância da participação dos jovens e adolescentes na vida política e incentivou a Câmara de Guarapuava a adotar a ideia.

 

Para que a proposta seja efetivada é necessário que os edis aprovem uma Resolução. Klüber, com o apoio de toda a Mesa Diretora, já protocolou a matéria, que deverá ser apreciada até o final do ano.