Primeira reunião da comissão de estudo sobre o transporte coletivo urbano promove discussão primária dos dados encaminhados pela Pérola do Oeste
Na tarde desta segunda-feira (29), o plenário da Câmara foi palco da primeira reunião da comissão de estudo sobre o transporte público coletivo urbano. Cerca de 30 pessoas discutiram os dados encaminhados pela concessionária Pérola do Oeste, responsável pelo serviço; promoveram a eleição da Mesa Executiva, aprovação do regimento interno, além de solicitar o encaminhamento de novos documentos.
Para a próxima reunião, que ocorre no próximo dia 15, a pauta será o debate sobre a qualidade do transporte ofertado e dos dados já solicitados neste encontro, além de possíveis reivindicações que possam surgir. Participaram do encontro, representantes do Sisppmug (Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava), DCE/Unicentro (Diretório Central dos Estudantes), APP Sindicato, Comutra (Conselho Municipal de Transportes e Sinalização), Austracurgs (Associação dos Usuários do Transporte Coletivo Urbano de Guarapuava), Sindicato dos Bancários, Pérola do Oeste, prefeitura e vereadores.
Solicitações
Na semana passada, a Pérola do Oeste enviou uma relação, constando: planilha de custos; relatório contábil, desde o início do contrato; demonstração dos resultados financeiros, desde o início do contrato e mensal; receitas segregadas; número de passageiros transportados, mês a mês; demonstrativo do recolhimento das tarifas; e como é realizado o controle de catracas.
Contudo, de acordo com o presidente da Adunicentro (Sindicato dos Docentes da Unicentro), Denny William da Silva, os documentos enviados não evidenciam informações necessárias para que se possam tirar conclusões a respeito da atividade. “A exposição do documento que acompanha os relatórios é clara ao mencionar que os valores abrangem todas as atividades, mas não que nos propusemos analisar”, destacou Denny.
Deste modo, a empresa deverá enviar estes documentos: os relatórios de fiscalizações realizadas, tanto pela secretaria de Finanças, quanto pelo Guaratran (Departamento de Transito de Guarapuava), dos últimos três anos referentes aos passageiros transportados; Relatório contendo todas as linhas e respectivas quilometragens; demonstrações de resultados dos últimos três exercícios; demonstrações de resultados por atividade econômica; as notas explicativas de tais demonstrações; relação da frota de veículo total segregada por atividade econômica e suas características relacionadas à vida útil e custos de operação; custos operacionais detalhados por atividade econômica e por segmento organizacional.
Avaliação e membros da Mesa Executiva
A Mesa Executiva eleita será responsável por organizar os trabalhos, elaboração de relatórios, parciais e final; formalizar ofícios, dentre outras ações. Tais funções serão designadas aos líderes da Câmara, Sisppmug, App Sindicato, Adunicentro e DCE.
“Acho que estamos organizando o processo, a partir desta primeira reunião. As informações começaram a chegar, mas a análise demanda certo tempo. Creio que os envolvidos estão caminhando bem e temos que aprender fazendo. É algo diferente, ninguém havia feito um trabalho destes anteriormente, mas acredito que chegaremos a um resultado positivo”, finalizou o presidente do Poder Legislativo, vereador Edony Kluber (PSD).