Procuradoria da Mulher de Guarapuava fará palestras em colégios estaduais
No começo da semana a Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo e o Núcleo Regional de Educação (NRE) fecharam uma parceria para levar palestras a 59 escolas da região. O intuito é promover maior conscientização sobre o combate as violência doméstica e sexual. Desse modo, serão trabalhados os cuidados preventivos e pontos de atenção que devem ser considerados.
A Procuradora da Mulher, vereadora Bruna Spitzner (Podemos), acredita que esse é um trabalho de longo prazo, mas com resultados que farão a diferença para a comunidade. “Eu comentei em reunião com as coordenadoras pedagógicas do NRE que esse é um trabalho demorado, de formiguinha mesmo, é para o futuro. A gente vai conseguir quebrar ciclos de assédio e abuso sexual que essas adolescentes sofrem e dar uma nova perspectiva de vida, dar uma atendimento psicológico especializado”, conta.
Outra expectativa é que os conteúdos que serão trabalhados também sirvam aos meninos. “Esperamos também que a gente consiga interferir na construção de uma masculinidade mais consciente para nossos adolescentes, para que quando eles forem se relacionar não reproduzirem os padrões que normalmente são impostos a eles”, completa Bruna.
Juventude de toda a região será impactada
As palestras serão ministradas a professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental II até o 3º do ensino médio. Ao todo, 24.221 estudantes devem ser impactados. “Consideramos de extrema importância e necessidade, levar aos nossos docentes e discentes um conteúdo de aprofundamento pedagógico sobre os temas”, comentou, via ofício, o Profº Marlon Douglas Pires, Chefe do NRE Guarapuava.
Os 59 colégios estaduais da Rede Pública de Ensino, dos oito municípios que fazem parte da regional de ensino e que serão contemplados pelo projeto, se dividem da seguinte forma:
- 29 em Guarapuava;
- 10 em Pinhão;
- 07 em Turvo.
- 06 em Candói;
- 03 em Reserva do Iguaçu;
- 02 em Goioxim;
- 01 em Campina do Simão;
- 01 em Foz do Jordão.