Programa Mãe Guarapuavana é aprovado

por Imprensa publicado 21/06/2023 19h13, última modificação 06/10/2024 18h10
Ação voltada à conscientização de gestantes, cônjuges ou tutores em fase de pré-natal. A ideia é que isso ajude evitar problemas de asfixia ou engasgo

Uma nova política pública prevê o conhecimento como recurso para evitar acidentes e mortes de bebês. O Projeto de Lei do Legislativo 40 de 2023, de autoria de Nego Silvio (Podemos), visa ações de conscientização para mães e familiares próximos de bebês. Isso se dará pela instituição do Programa Mãe Guarapuavana.

 O intuito é que gestantes, cônjuges ou tutores em fase de pré natal tenham acesso a cursos, momentos de aprendizagem, conteúdos impressos, guias alimentares e recebam orientações sobre o tema. A participação será gratuita e voluntária.


Objetivo do Programa Mãe Guarapuavana é salvar vidas


Desse modo,  espera-se que os futuros pais tenham noções sobre as técnicas para evitar ou reverter engasgamento, asfixia de bebês com refluxo, presença de corpos estranhos, episódios de convulsão, e cuidados gerais. A recorrência desse problema chama a atenção de autoridades ligadas a saúde. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no ano passado cerca 15 bebês morreram engasgados por dia.

Para o autor do projeto, essa nova política pública tem o potencial de justamente salvar vidas. “Infelizmente, corriqueiramente, casos fatídicos e trágicos são cada vez mais noticiados, inclusive em nosso município. Portanto, ao realizar os cursos, permitirá que gestantes, durante o pré-natal, estejam aptas a realizar quaisquer atos necessários de socorro até que efetivamente receba o auxílio de um profissional de saúde adequado”, justificou Nego Silvio.

Outro ponto interessante previsto pelo Programa Mãe Guarapuavana é a orientação ao público atendido sobre direitos assegurados às gestantes.


error while rendering plone.comments