Projeto Câmara Jovem: Presidente Edony Klüber conhece a proposta e buscará implantá-la no Legislativo local

por Imprensa publicado 03/12/2014 16h00, última modificação 06/10/2024 18h10
Programa ocorre em Cascavel desde 2008 e visa promover uma interação entre o órgão público e escolas

O presidente do Legislativo guarapuavano, Edony Klüber (PSD), visitou a Casa de Leis de Cascavel, com o objetivo de conhecer detalhes sobre o Projeto Câmara Jovem. A proposta ocorre desde 2008 e visa promover uma interação entre o órgão público e escolas (particulares e públicas).

De modo geral, esta iniciativa faz com que estudantes desenvolvam atividades como vereadores, elegendo os representantes titulares e suplentes, composição da mesa diretora, aprovação de regimento interno e discussão de demandas dos seus respectivos bairros. Outra ferramenta utilizada pelos participantes é a elaboração Indicações Legislativas que, após aprovada pelos que compõem o parlamento mirim, segue para apreciação em sessão plenária. Se os vereadores aprovarem, a solicitação é encaminhada para o Poder Executivo.

De acordo com Klüber, este programa permitirá que os alunos compreendam o papel do Legislativo Municipal, se interessem pelo setor público e despertem a liderança política. “Também contribuirá com a formação de sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira, bem como do entrosamento com as ações a serem desenvolvidas no município”, ressaltou.

Ainda segundo o legislador, a forma de execução do Câmara Jovem, na qual os estudantes são inserimos neste contexto, acompanhando de perto a rotina dos vereadores, torna mais fácil o aprendizado. “Eles estarão próximos dos agentes políticos eleitos, possibilitando conversas diretas e que venham a aumentar o conhecimento”, destacou.

Acompanhado do coordenador da Câmara Jovem, Victor Hugo Junior, Klüber prestigiou a sessão ordinária realizada no dia e conversou com os vereadores mirins.

Resolução

 

Para que a proposta seja efetivada em Guarapuava é necessário que os edis aprovem uma Resolução. Klüber, com o apoio de toda a Mesa Diretora, já protocolou a matéria, que deverá ser apreciada até o final do ano.