Projeto de lei que proíbe o trote em locais e vias publicas.
Na tarde desta quarta-feira (06) os vereadores Milton de Lacerda Roseira Junior (PSDB) e Dr. Antônio Geraldo Pacheco Barbosa (PT) reuniram-se com diversas entidades para a discussão do projeto que proíbe o trote estudantil violento em locais públicos e vias públicas em Guarapuava. Segundo os Sr. Vereadores, os trotes praticados atualmente agridem a dignidade e os direitos fundamentais do ser humano, envolvendo não somente os estudantes, mas também terceiros que transitam pela cidade.
A nova lei vai ajudar a expandir as normas que já existem no regimento interno das instituições de ensino. Hoje, mesmo com denúncias feitas a administração das Universidades e Faculdades do Município não podem coibir essa pratica fora do seu âmbito, mas com a aprovação da mesma, quando receberem as denúncias terão mecanismos legais para aplicar sanções administrativas, mesmo que a ação ocorra fora do seu campus.
Como sempre foi de praxe essas ações, alguns até falam que seria cultural, foi aberto uma brecha, onde poderá ser feita a chamada “Gincana Solidaria”, atos que tenham por objetivo a manutenção e preservação do meio ambiente ou as que visem beneficiar entidades assistenciais, hospitais, escolas, asilos e assemelhados, uma iniciativa onde substitui os trotes por diversos tipos de ações em prol do bem coletivo, fazendo com que os alunos estejam mais cientes das ações sociais e agreguem valores em favor da comunidade.
Os vereadores convidaram os principais envolvidos para uma reunião com o intuito de discutir e ouvir mais sugestões, razão pela qual, diante do interesse e participação das entidades, a discussão para o projeto de lei continua em aberto para que toda a comunidade encaminhe suas ideias. Os membros da comunidade que se interessem podem deixar sua opinião aqui http://segue.se/Bnn
Participantes da reunião:
Vereador Milton Roseira Junior
Vereador Antonio Geraldo Pacheco
Vereador Cleto Tamanini
Vereador José Airson Horst
Coord. Parlamentar – Paulo Cesar C. de Souza
DCE Unicentro – Luiz Felipe de Lima
Observatório Social de Guarapuava – Thais A. Schmiti
Policia Militar – Tenente Juliano K. Borges; Beatriz M. da Silva; Soldado Jean Paulo de Oliveira
UTFPR – João Paulo Aires
UNICENTRO – Diogo S. Brandalise