Projeto que concede título de cidadão honorário ao capitão Cristiano Cubas é aprovado em primeira votação
O Projeto de Lei nº 66/2013, de autoria dos vereadores Neto Rauen (PPS) e Celso Costa (PPS), foi aprovado, por unanimidade e em primeira votação, durante sessão ordinária desta segunda-feira (19). Eles propuseram que o comandante da 1ª companhia do 16º batalhão da PM (Polícia Militar) e mestre de Jiu Jitsu, capitão Cristiano Cubas, torne-se cidadão honorário de Guarapuava.
“Cubas é mais que um exemplar, dedicado e competente policial militar, que não mede esforços para garantir tranquilidade e segurança aos guarapuavanos, além de ser um cidadão comprometido com as causas sociais”, justificaram os autores da proposta, que também engrandeceram o projeto “Campeão da Vida”, em que ministra aulas da arte marcial para alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e de baixa renda. “O esporte auxilia muito na inserção social desses alunos, promovendo um imenso avanço psicológico, através do aprendizado de valores éticos e morais. Certamente, o cidadão, atleta e policial capitão cubas é um exemplo a ser seguido por todos nós”.
Com a decisão, o Projeto será votado em segundo turno na sessão ordinária desta terça-feira (19).
Quem é Cristiano Cubas
Nascido em Curitiba, em 1975, Cristiano Moskaleski Cubas de Lima possui em sua história uma forte ligação a segurança e esporte. É morador de Guarapuava desde 1996, sendo chamado a designar serviços junto ao 16º batalhão. Neste ano, ele se classificou nas provas eliminatórias para a realização do curso de operações especiais no batalhão de Polícia de Choque, no Paraná, sendo o primeiro pertencente ao batalhão citado a se formar. Além disso, no mesmo ano, foi designado para reestruturar e comandar o grupo de operações especiais locais e estaduais, bem como realizado vários cursos na área de operações especiais.
Pelo batalhão local ele já foi chefe da Agência Local de Inteligência, comandante do Pelotão de Trânsito, comandante da 3º Companhia e, atualmente, é o comandante da 1º Companhia. Têm, ainda, como responsabilidades os setores de tiro e de defesa pessoal.
Já exerceu funções profissionais junto a Agência Central de Inteligência e participou de cursos, no âmbito internacional, de “Operações Especiais e Táticas Anti Terror” e “Gerência em Segurança”.
Mestre de Jiu Jitsu
Cubas iniciou a prática desta arte marcial em 2001, com o mestre guarapuavano Dilseu Rossoni. Atualmente é faixa preta da modalidade, tendo representando nosso município em eventos de nível nacional e internacional. Seu cartel de títulos compreende conquistas mundiais, sul americanas, nacionais, estaduais e municipais.
Além disso, ele é árbitro ativo do quadro da Federação Paranaense de Jiu Jitsu brasileiro, sendo, ainda, o responsável regional por esta entidade.
Projeto Campeões da Vida
Dentre suas práticas sociais, figura o projeto “Campeões da Vida”, na qual difunde os ensinamentos do Jiu Jitsu para crianças, adolescentes e adultos da Apae e de baixa renda. Esta ação voluntária visa a evolução psicomotora, a inserção social e o avanço psicológico dos freqüentadores.