Projeto que inclui a Festa do Dia do Gaúcho no calendário oficial do Município é aprovado em terceira votação
Os vereadores aprovaram, por maioria de votos – contrário de Elcio Melhem (PP); e em terceira votação, o Projeto de Lei nº 52/2014, durante sessão ordinária desta terça-feira (14). O vereador Cosme Stimer (PP), autor da proposta, também apresentou emenda, alterando o seu Art. 1º. Deste modo, o que passará a figurar no calendário oficial do município será a “Festa do Dia do Gaúcho”, sendo comemorado todo dia 20 de setembro. Anteriormente, ele buscava que o “Dia do Gaúcho” fosse incluído.
De acordo com o Legislador, nosso município apresenta traços culturais marcados pelo tradicionalismo, com participação da população em festividades e em Centros de Tradição Gaúcha. “Há alguns anos, a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho são celebrados, contando com o envolvimento de autoridades e populares. Como reconhecimento desse marco em nossa cultura, solicita-se que seja institucionalizada a data, valorizando o folclore e a cultura guarapuavanos”, justificou.
Apesar da alteração, Melhem continuou contrário. Para ele, o Dia do Gaúcho, instituído na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, tem origem na Revolução Farroupilha. “Este fato nada se relaciona a história guarapuavana. Caso fosse incluído o Dia do Tropeiro eu seria favorável”.
Como recebeu emenda, o Projeto retorna em pauta na sessão ordinária da próxima segunda-feira (20), para ser apreciado em redação final.
Calendário Oficial
Através da Lei 2322/2014 oficializou-se o Calendário Oficial Municipal. A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, foi baseada em uma Indicação Legislativa do vereador Neto Rauen (PPS).