Projeto que institui a semana municipal do Desbravador é aprovado em primeira votação

por Imprensa publicado 24/09/2013 20h34, última modificação 06/10/2024 18h10
Proposta do 2º vice-presidente, vereador Germano Toledo Alves (PR), foi acatada por unanimidade

Foi aprovado, por unanimidade e em primeira votação, o Projeto de Lei nº 100/2013, de autoria do 2º vice-presidente, vereador Germano Toledo Alves (PR), durante sessão ordinária desta terça-feira (24). Ele propôs que seja instituída a Semana Municipal do Desbravador.

Tal comemoração deverá ocorrer anualmente e em caráter oficial, tendo como período o 3º sábado de setembro até o 4º sábado do referido mês.

Com a decisão, o Projeto será votado em segundo turno, na sessão ordinária da próxima segunda-feira (30).

Objetivos

No Art. 2º, consta que os principais objetivos da proposta são: resgatar o sentimento de solidariedade nas crianças e adolescentes, contribuir para a formação dos mesmos como cidadãos, ensinando-lhes lições de civismo, fraternidade, respeito à natureza e valorização do ser humano; enaltecer os valores morais, éticos e espirituais ensinados pelos Desbravadores, bem como valorizar ações de cidadania aprendidas pelos desbravadores; além de despertar a consciência coletiva, demonstrando o valor dos Desbravadores.

Desbravadores

O clube de desbravadores é parte integrante da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo um programa centrado no tripé físico-mental-espiritual, que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade. Qualquer jovem pode participar dos encontros, independente da religião.

Grande parte das ações do clube é construída em torno de atividades físicas. Segundo o manual, o foco nisto explica-se porque os jovens da faixa etária citada estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido.

Atividades que envolvam ação, aventura, desafio e práticas em grupo oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade.

 

Esse movimento existe em nível mundial e tem como base incentivar o jovem a descobrir uma profissão, primeiros socorros básicos, respeito pela natureza, entre outros. Além disso, existem cerca de 2 milhões de desbravadores e 90.000 clubes espalhados por mais de 160 países.