Projeto que institui ginástica laboral na rede municipal de ensino é aprovado em primeira votação
O Projeto de Lei nº. 42/2013, de autoria do vereador José Valdir Kukelcik (PPS), foi aprovada, por unanimidade e em primeira votação, durante sessão ordinária desta segunda-feira (20). Ele propôs que ocorra, diariamente e antes do início das aulas, ginástica laboral, com exercícios de alongamento, relaxamento e respiração correta, na rede municipal de ensino.
Caso a Lei seja sancionada, o Poder Executivo local terá, no máximo, 180 dias para regulamentá-la. Com a decisão, a proposta será votada em segundo turno na sessão ordinária da próxima terça-feira (21).
De acordo com Kukelcik, tal rotina proporcionará mais saúde aos estudantes, devido aos exercícios localizados. “Nós precisamos fazer uma saúde preventiva com nossos estudantes, evitando, no futuro, lesões e problemas de postura”, justificou.
Benefícios
Esta é uma modalidade de atividade destinada aos trabalhadores ou alunos para que seja praticada no próprio local de trabalho. Dentre os inúmeros benefícios físicos e mentais, as técnicas específicas utilizadas na ginástica laboral podem ainda contribuir para aliviar o estresse e as tensões acumuladas; reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos; diminuir o sedentarismo e a fadiga; aumentar o ânimo e melhorar o desempenho no trabalho e prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos, entre outras doenças, como LER (Lesões por Esforços Repetitivos).