Recuperação de Pontes e maior abrangência de telefonia móvel são as principais demandas apresentadas em Audiência Pública

por Imprensa publicado 04/08/2014 17h44, última modificação 06/10/2024 18h10
Questões relacionadas à saúde também pautam solenidade que abordou temáticas relacionadas à Infraestrutura Rural

O plenário da Câmara recebeu, na tarde desta segunda-feira (04), produtores e famílias de diversos assentamentos, comunidades e distritos guarapuavanos para a discussão de melhorias na Infraestrutura Rural. A Audiência Pública, organizada pelos vereadores da Comissão Permanente de Agricultura e Defesa do Meio Ambiente, formada por Milton Roseira Jr (PSDB) – presidente; Ademir Fabiane (PSD) – relator; e Antonio Geraldo (PT) – membro, teve em estradas, saúde e telefonia móvel os pilares de discussão.

Os secretários de Saúde e Obras, Stefan Negrão e Ivanês Josefi, respectivamente; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Junior Boscheto, além do Assessor Técnico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Marcio Antonio Protzek, e do Gerente de Qualidade da Tim Regional, Marcelo Rodrigues, foram os responsáveis por apresentar demandas, soluções e encaminhamentos relacionados às temáticas.

Negrão utilizou dos pronunciamentos iniciais para apresentar algumas ações realizadas no interior, como o odontomóvel, e relembrou que os presentes se utilizem da Ouvidoria Municipal, espaço que as solicitações são enviadas, diretamente, aos secretários. Já Josefi apresentou os departamentos da repartição e iniciativa do PRD, que é planejamento para a recuperação dos danos causados com as chuvas.

Protzek apresentou detalhes do edital de banda larga rural e urbano, que aponta prazos e obrigações para a melhoria da telefonia fixa e móvel nas áreas citadas. “Em Guarapuava, a empresa Tim foi a ganhadora da Licitação, portanto terá que cumprir com as determinações deste processo”, destacou. “Garantimos a instalação da torre de abrangência para 2015, sendo possível o alcance de boa parte das terras interioranas. Também lembramos que 80% da área urbana já esta contemplada”, completou Rodrigues.

Telefonia Móvel, inclusive, foi muito questionada pelos presentes. Após a explanação das lideranças citadas houve o consenso para que os prazos sejam cumpridos.

Questionamentos

Uma das perguntas foi sobre a ausência de médicos no Assentamento São Pedro, realizado pelo produtor Leo Sergio Ferri. De acordo com Negrão houve a contratação de mais 20 médicos, parcela que faz parte do programa Mais Médicos e atuam em outras regiões do interior. Também destacou que o problema será resolvido o mais breve possível. “Buscaremos a presença de um profissional a cada 15 dias nesta localidade”, reforçou.

Pedro Esperafico, produtor do Jordão, perguntou sobre o prazo de construção da ponte do Afonso Camargo, destruída com o período de chuvas. Josefi citou que esta é a uma das situações mais crítica. “Não foi tomada nenhuma solução alternativa, pois todas as pensadas se tornaram frustradas. Ainda ressalto que nenhuma atitude radical será tomada sem conversas com os moradores”, explicou Josefi, que também declarou sobre o processo de calçamento das estradas do Guabiroba. “Será contemplado após a finalização de processo licitatório”, finalizou.