Representante da Associação Nacional de Equoterapia será convidado para explanar em sessão ordinária

por Imprensa publicado 29/10/2014 15h48, última modificação 06/10/2024 18h10
Presidente Edony Klüber assina o Requerimento

Foi aprovado, por unanimidade, o Requerimento nº 111/2014, durante sessão ordinária desta terça-feira (28). Assinado pelo presidente da Casa, Edony Klüber (PSD), a proposta visa convidar o representante da Associação Nacional de Equoterapia Eros Spartalis, para comparecer ao plenário, no dia 03 de novembro, e explanar sobre a prática e seus benefícios.

A Apae/Guarapuava (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) iniciou a construção do centro de Equoterapia, após ser contemplada com os recursos economizados pela Câmara (R$ 600 mil), no ano passado. De todo o montante, a entidade recebeu R$ 250 mil. “O projeto se encontra de acordo com as normas da Associação Nacional de Equoterapia e todos os documentos necessários estão na prefeitura. Gostaria de agradecer os membros dos Poderes Executivo e Legislativo. A Câmara fez a devolução e a prefeitura, prontamente, destinou o dinheiro para as entidades”, destacou o presidente da Apae, Valdenei Domingues, lembrando que os serviços de terraplanagem já iniciaram.

Segundo Klüber, a presença desta liderança será importante para que a população conheça mais sobre este trabalho. “Quando conversei com o Eros pude comprovar a dimensão de benefícios proporcionados pela prática. A cada dia fico mais feliz em ver os resultados deste trabalho frente à presidência da Câmara”, reforçou.

Prática

De acordo com o portal equoterapia.com.br, a atividade é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais.

O cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.

 

Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, organização, orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio, entre outros.