Representantes do Plano de Revitalização elaborado por vereadores apresentam ações realizadas na Serra do Guabiroba
Na tarde da última terça-feira (13), um importante marco do Plano de Revitalização da Serra do Guabiroba e região, elaborado pelos vereadores Mario Scheidt (PHS) e Nerci Guiné (PHS), foi alcançado. Os representantes das entidades que integram o projeto se reuniram pela 4ª vez na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e apresentaram as primeiras ações realizadas, baseadas no diagnóstico da situação.
De acordo com os legisladores, que são os responsáveis pela coordenação do Plano, encaminhamentos de proposições, acompanhamento e fiscalização dos atos, estas ações mostram a força de um trabalho bem direcionado, de acordo com as reais necessidades de uma comunidade. “O nosso trabalho é realizado por diversos especialistas, portanto há um estudo localizado da situação do Guabiroba. Deste modo, a aplicação do que se é proposto torna-se mais efetivo, devido ao real conhecimento que eles possuem”, destacaram Scheidt e Guiné, reforçando que as próximas metas foram estabelecidas, visando atingir os objetivos propostos.
O presidente da Associação dos Produtores, Moradores e Amigos da Campina Guabiroba e o gestor da Comunidade Bethânia acompanham todas as ações e participam das decisões.
Ações Executadas
A equipe da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), responsável pela limpeza da área, já iniciou as atividades e prevêem a retirada de 40 caminhões de lixo da região. Também são confeccionadas, através da secretaria de Meio Ambiente, as placas educativas para inibir a poluição do local. Tais materiais que serão colocados e distribuídos aos moradores. A repartição citada é responsável, ainda, pela confecção da cerca de proteção, valor já orçado e que, brevemente, será adquirido.
A Polícia Militar Ambiental realiza patrulhamentos ostensivos na região, bem como orienta os moradores sobre a necessidade de ajudar na fiscalização e preservação da Serra.
Por fim, as secretaria de Assistência Social, de Habitação e de Meio Ambiente realizam visitas constantes, visando à assistência as famílias que, atualmente, ocupam uma área de risco, pertencente ao início da Serra. Existe a possibilidade de realocá-las para outro espaço.