Reunião com prefeito César Filho define consenso para possível implantação do Passe Livre Estudantil

por Imprensa publicado 12/09/2013 15h05, última modificação 06/10/2024 18h10
No encontro, o chefe do Poder Executivo afirmou que favorável a proposta para o ano que vem. Grupo de Estudo se reunirá, novamente, e indicarão pareceres concretos em nova reunião

Na noite desta quarta-feira (11), o prefeito César Filho recebeu os representantes das entidades e poder público, que figuram no grupo de estudos sobre o transporte público coletivo urbano, para debaterem a implantação do Passe Livre Estudantil. No encontro, o chefe do Poder Executivo confirmou que é favorável a proposta para 2014, devido ao orçamento já programado neste ano. Além disso, ele detalhou as futuras ações que tangem o serviço de transporte. Uma nova reunião está agendada para o dia 4 de outubro, na qual os envolvidos formalizarão sugestões concreto e viável, visando à implantação do serviço citado.

Este encontro foi marcado pelo debate de idéias e propostas. Todos os presentes apresentaram sugestões e o consenso é que o benefício seja cedido aos estudantes de baixa renda. Participaram da reunião os vereadores Edony Kluber (PSD), Airson Horst (PPS), Germano Alves (PR), Celso Costa (PPS), Mario Scheidt (PHS), Milton de Lacerda Roseira Junior (PSDB) e Nerci Guiné (PHS), além de representantes da Austracurrg (Associação dos Usuários dos Transportes Urbano, Rural e Rodoviários de Guarapuava), Adunicentro (Sindicatos dos Docentes da Unicentro), Sisppmug (Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava), DCE/Unicentro (Diretório Central dos Estudantes) e APP Sindicato.

De acordo com o presidente Edony Kluber, este ato foi muito produtivo, visto ao diálogo e encaminhamentos para as futuras ações. “Esta reunião com o Executivo deu continuidade a nossa proposta. Fora possível ter conhecimento do que poderá ser efetivado. A administração atua com o intuito de dialogar com a comunidade e atender aos seus anseios, no que for possível”, finalizou.

Trabalhos Executados

 

Tal ato dá continuidade à audiência pública (acesso pelo: http://www.youtube.com/watch?v=NA0OpCrwnRs) e trabalhos executados pelo grupo de estudos, formado por diversas entidades de nossa cidade. Em todas as reuniões, várias questões foram debatidas, visando a melhoria do transporte público coletivo, em Guarapuava. 

Subcomissões

Responsáveis por estudos isolados, as subcomissões são de extrema importância para a elaboração de relatórios e, conseqüentes, conclusões. A primeira realizou um trabalho prático, através do levantamento de pontos de ônibus na cidade, verificação das linhas de trafego e apontar possíveis melhorias. Os envolvidos são vereadores Airson e Milton Roseira, o empresário e ex-vereador Darci Zanlorenssi, o presidente do Comutra, Cesar Sanches; o presidente da Associação de Moradores do bairro Santana, Juarez Camargo, o gerente de trafego da Pérola do Oeste, Marcos Padilha, além de um representante do DCE, ainda não definido.

Já a outra fez um trabalho técnico. Eles foram os responsáveis por analisar as planilhas e dados encaminhados pela empresa. Pertencem ao grupo o vereador Celso Costa, a presidente da APP, Terezinha Daiprai; a diretora do Sisppmug, Cristiane Wainer; o presidente da Adunicentro, Denny William; o funcionário da Pérola do Oeste Tiago Gulin; a presidente do MPL, Mabia Camargo; o representante do Coletivo Liberdade Colorida Henrique Hardman, o membro do DCE Pedro Ribeiro; além de um representante da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e da secretaria de Finanças.