Reunião define encaminhamentos e data de audiência pública para a discutição de Projeto que visa à troca de sacolas plásticas por ecológicas
Na tarde desta quarta-feira (21), os vereadores da comissão de Agricultura e Meio Ambiente (formada por Ademir Fabiane (PSD) – presidente; Milton de Roseira Lacerda Junior (PSDB) – relator; e Antonio Geraldo (PT) – membro) e Cleto Tamanini (PTC) receberam a comunidade para discutirem os encaminhamentos e a data da audiência pública que discutirá o Projeto de Lei 11/2013, de autoria do legislador Cleto Tamanini (PTC), proposta que visa à troca de embalagens plásticas por ecológicas em todos os estabelecimentos comerciais do município.
A iniciativa já tramitou por três oportunidades no plenário, sendo retirado de pauta em todas as oportunidades. De acordo com os representantes da comissão, para se ter um real conhecimento técnico, ambiental e empresarial, além de suas conseqüências no município, o melhor caminho é o contato direto com a comunidade. “Esta é uma das funções da atual legislatura, buscando a abertura política e a participação ativa da população. Os presentes na solenidade poderão dar parâmetros claros para que a proposta seja redigida através de um consenso”, ressaltaram. “Queremos destacar, ainda, que interessados em nos comunicarem possíveis Projetos de Lei, sugestões, denúncias e tudo que perpassa a Agricultura e o Meio-Ambiente podem falar diretamente conosco. Esta será mais forma para atendermos aos anseios da população”.
O presidente da regional/Guarapuava Apras (Associação Paranaense de Supermercados) e vice-presidente da Acig (Associação Comercial e Industrial de Guarapuava), José Fernando Brecailo Junior, parabenizou os responsáveis por essa iniciativa e garante que audiência proporcionará um interessante debate. “Fiquei muito feliz com este andamento. Participamos de uma reunião em prol do entendimento, com a presença de diversas entidades, que muito contribuíram para que a solenidade ocorra da melhor forma possível. Fico feliz em ver este caminhar diferente em nossa Câmara”, finalizou.
Participaram do encontro os vereadores citados, representantes da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Faculdade Guairacá, Faculdade Guarapuava, Sema (secretaria de Meio-Ambiente), Acig e Apras.
Data
A solenidade já tem data marcada. Ocorrerá no dia 18 de setembro, uma quarta-feira, no plenário da Casa de Leis, às 19 horas. No início haverá um discurso, por no máximo 30 minutos, de um representante das Instituições de Ensino, da Sema e dos empresários locais. Em seguida, os vereadores da comissão de Agricultura e Meio-Ambiente, além do autor do Projeto, terão cinco minutos, cada. Por fim, os presentes poderão opinar por até três minutos.
Entenda o Projeto
Em principio, Tamanini buscava trocar as sacolas plásticas pelas ecológicas. Após ser retirado de pauta, durante sessão ordinária, e ele ter recebido sugestões de comerciantes, optou-se por alterar a súmula.
Deste modo, os supermercados e comercio em geral deveriam substituir as embalagens plásticas por oxibiodegradáveis, que tem como vantagem prioritária o menor prazo de decomposição, em relação aos plásticos convencionais.