Reunião entre representantes do S.O.S Guabiroba define metas para 2014

por Imprensa publicado 26/02/2014 18h10, última modificação 06/10/2024 18h10
Plano, comandado pelos vereadores Mario Scheidt (PHS) e Nerci Guiné (PHS), é um conjunto de projetos de revitalização e tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores, além de proteger esta área de preservação permanente

No último sábado (22), os representantes do Plano de Revitalização da Serra e Região do Guabiroba “S.O.S. Guabiroba”, comandado pelos vereadores Mario Scheidt (PHS) e Nerci Guiné (PHS), se reuniram para discutirem o que já fora realizado até o momento, futuras ações e encaminhamentos necessários para o desenvolvimento da região.

O encontro, que ocorreu na sede da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), contou com a presença da secretária de Educação, Doraci Luy; do diretor da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), Fernando Damiani; do gerente regional da Sanepar, João Edson; e da secretária da Associação dos Produtores, Moradores e Amigos da Campina Guabiroba, Juliana Prezepiorski.  Membros da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Comunidade Bethânia, Polícia Ambiental, secretaria de Assistência Social e secretaria de Meio Ambiente também estiveram presentes.

“Avalio positivamente este nosso primeiro ano frente ao Plano. Elaboramos um diagnóstico detalhado da situação na região, promovemos ações de conscientização e mediamos à chegada de benefícios. Para este ano, buscamos executar as ações que ainda não foram possíveis”, destacou Guiné.

Container

Durante o encontro, Damiani confirmou que o container para depósito de lixo já foi licitado e funcionará como um ‘disque-entulho’. “Quando estiver cheio, um membro da associação nos ligará. Nos deslocaremos a localidade e retiraremos o lixo”, explicou.

Juliana Prezepiorski comunicou que, no dia 15 de março, os moradores farão limpeza em locais de acúmulo de lixo e Doraci Luy ressaltou a inclusão de projetos da área ambiental em propostas já existentes na repartição.

O representante da Polícia Ambiental Roberto Schulte afirmou que a Polícia Ambiental está à disposição para receber denúncias, através do telefone 3621 7900. Fábio Gorski, da secretaria de Meio Ambiente, relatou a abertura de licitação, no primeiro semestre deste ano, para a compra dos palanques, além de ficar responsável pela solicitação do orçamento dos cartazes e folders da campanha de conscientização.

Por fim, houve a confirmação de que o Gabiroba será incorporado no trajeto da Caminhada da Natureza.

Campanha

A Campanha de Conscientização tem como principal objetivo inibir os crimes ambientais na Região da Serra do Guabiroba, e assim manter a qualidade da água na Bacia do Rio das Pedras, manancial de abastecimento do município de Guarapuava.

S.O.S Guabiroba

O S.O.S. Guabiroba é um conjunto de projetos de revitalização e tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores, além de proteger esta área de preservação permanente. Desde o início do ano passado, tais ações são realizadas, como visitas in loco e produção de diagnósticos, visando os melhores caminhos para o desenvolvimento da região.

 

 Além das entidades citadas, são parceiros desta proposta a Prefeitura Municipal de Guarapuava, Policia Militar, IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Paróquia Sant’ Ana.