Sanepar: Representantes apresentam investimentos em sessão plenária

por Imprensa publicado 18/11/2014 15h34, última modificação 06/10/2024 18h10
Falta de abastecimento, em algumas épocas do ano, também foi um dos assuntos abordados

Representantes da gerência regional da Sanepar/Guarapuava e da gerência geral da Região Sudeste (que compreende nosso município) compareceram a Câmara para divulgar os investimentos e ações realizadas, visando melhorias na prestação do serviço. Além disso, durante o pronunciamento ocorrido na sessão ordinária desta segunda-feira (17), eles esclareceram os motivos para a falta de abastecimento, em alguns períodos do ano.  

A presença das lideranças atende a ofícios encaminhados pelo presidente da Casa, Edony Klüber (PSD), que solicitou o agendamento de reunião discutir os temas. “Como representantes públicos, nós temos a preocupação com a prestação dos serviços. Esta questão tem sido colocada como premente nesses últimos meses, sendo-nos cobrada a responsabilidade de prestar esclarecimentos a população”, justificou Klüber.

Investimentos 

De acordo com a coordenadora de Obras Jeanne Saldanha, investimentos no SAA (Sistema de Abastecimento de Água) e SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) totalizam mais R$ 88 milhões. “Entre os benefícios com os trabalhos realizados no primeiro segmento citado figura melhorias e ampliação na ETA (Estação de Tratamento de Água) existente e na captação no Rio das Pedras, compreendendo a instalação da terceira bomba e melhorias na adutora de água bruta existente”, destacou Saldanha.

Sobre os investimentos planejados, a coordenadora destacou que é previsto, para maio/2015, a instalação de um novo reservatório, com capacidade de 4.000 m3, a ser implantado na ETA. Ampliação do sistema distribuidor e de reservação (previsto para agosto/2015) e do sistema produtor para capacidade total de 600 litros/segundo (maio/2017) serão outros investimentos.

Sistema de Esgotamento Sanitário

Ainda durante a solenidade, ela destacou que seguem em andamento as obras de ampliação do SES nos bairros Jardim das Américas, Dom Frederico Hemell, São Vicente e Cascavel (previsão de entrega março/2015); Vila Carli e Conradinho (abril/2015). A ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Vassoural é um dos projetos para o próximo ano, com previsão de início para julho/2015.

De acordo com o gerente regional da Sanepar/Guarapuava, João Edson de Lima, o Iarce (Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto) no município é, atualmente, 71,57%. “Após a conclusão das obras planejadas alcançaremos quase 79%”, ressaltou João Edson, lembrando que no distrito de Entre Rios o Iarce atual é de 53,27%, mas chegará a 90% com o término das obras, previsto para 2016.

Abastecimento

Uma das indagações realizadas pelos legisladores foram os motivos para a falta de abastecimento, ocorridos em alguns períodos do ano. De acordo com João Edson, a manutenção ou rompimento da rede coletora e manobras para o controle de qualidade, que acontecem em toda a cidade, são normais eventualidades e principais responsáveis por esta paralisação.

Por fim, ele alerta a população para economizar o bem natural, muito consumido neste período do ano. “Com a elevação da temperatura há um aumento e desperdício de água. Importante que saibamos economizar, até mesmo por uma questão ambiental e ecológica. Este é um bem finito e devemos utilizá-lo com responsabilidade”, finalizou.

 

Além de Jeanne Saldanha e João Edson, também participaram do encontro o gerente geral da Região Sudeste, Antonio Carlos Gerardi, e o gerente de Projetos e Obras Marco Antonio Cenovicz.