Servidoras do Paço Municipal tem manhã voltada a reflexão sobre saúde e autocuidado
O Plenário da Câmara seguiu colorido pelo rosa na manhã desta quarta-feira, 25,10. Agora recebendo servidoras do Paço Municipal para um momento para quebrar a rotina e refletir sobre a saúde e o autocuidado. A ação reuniu centenas de mulheres.
Durante o evento, as participantes puderam ouvir relatos de mulheres que enfrentaram o câncer, conhecer projetos voltados à conscientização sobre a doença e o acolhimento de pacientes, e acompanhar informações médicas em palestras. A ação, além de levar conscientização para as servidoras, também promoveu o sorteio de brindes.
A pausa na rotina para falar sobre o tema foi bem recebida. “Eu estou achando bem legal da parte da administração pública municipal mostrar esse cuidado para nossas servidoras públicas, porque nós não temos muito tempo disponível para ter esse momento que a gente teve hoje”, avaliou a servidora Carol Tokarski. Ela também sugere que ocorram mais ações como essa durante o ano, aproveitando o programa “Guarapuava é Rosa de janeiro a janeiro”.
Rebeca Cordeiro, concorda com sua colega. Ela também destacou as palestra do médico oncologista Anderson Fadel e da fisioteraputa Carolina Follador. “Às vezes a gente sabe o básico mas o básico não é o suficiente, e podendo complementar as informações foi muito importante. Também achei muito importante trazer a fisioterapeuta aqui pra falar sobre a saúde da mulher, a saúde íntima e a questão da fisioterapia pélvica”, ponderou.
Acolhimento e arte
A fotógrafa Dani Leela foi uma das mulheres que compartilhou sua história de enfrentamento ao câncer. Ela refletiu sobre a importância da rede de apoio durante o momento e contou como o lema “Amar cura”, teve papel crucial no período difícil. “Amar é uma ação contínua, não só um sentimento”, explicou.
Alem disso, Dani também lembrou do papel de cura que a arte pode exercer. O resultado disso foi uma exposição, em parceria com Joice Tesseroli, que unia fotografia e bordado, retratando mulheres que passavam pela doença.
A inspiração surgiu do trabalho da psicóloga e escritora Clarissa Pinkola Estés. “Ela fala que a partir do momento que você fala das suas dores, ao contrário de se sentir mais fraca, você extrai a força disso”, relatou a fotografa. Algumas das obras ficaram expostas na Câmara durante o manhã.
Cuidados com a saúde durante todo ano
Um dos projetos apresentados no evento foi o Conexão Rosa, que reúne mulheres de Guarapuava com o propósito de espalhar a conscientização a respeito do câncer de mama. Durante sua fala, a fundadora da iniciativa, Pollyana Araújo reforçou a importância de se falar da informação. “Esse momento é de olhar para si e, realmente, a gente precisa ter um autocuidado, e não somente em outubro”, refletiu, fazendo alusão ao programa “Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro”.
O encontro foi idealizado pela Secretaria de Administração. A secretária Doracy Lunger explicou que o propósito foi promover o cuidado. “Nesse dia, eu gostaria de deixar para vocês uma mensagem da importância de estarmos aqui hoje, em um momento de reflexão, de pensar nossa saúde. Para pensarmos que precisamos nos cuidar”, comentou.
O evento foi transmitido pela TV Câmara e está disponível para ser assistido pelo Canal do Poder Legislativo no Youtube.