Servidores passam por treinamento de segurança da informação

por Imprensa publicado 18/05/2023 17h30, última modificação 06/10/2024 18h10
Objetivo foi instruir os funcionários quanto a Política de Segurança da Informação da Casa de Leis

Desde 2018 uma série de mudanças na maneira como usuários e entidades se relacionam no meio online vem acontecendo. Isso se deve pela aprovação e entrada em vigor da Lei 13.709/2018, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para adequar a realidade do Poder Legislativo Municipal a essa nova normatização, os servidores da casa participaram de uma capacitação na tarde desta quinta-feira, 18/05.

O principal intuito do encontro foi conscientizar quem trabalha na Câmara sobre o Decreto 28/2023, que regulamenta a Política de Segurança da Informação (PSI). Elaboradas a partir dos trabalhos de um Grupo de Estudos, essas novas regras garantem mais privacidade, segurança e transparência no trato de informações pessoais.

O Diretor Administrativo do Poder Legislativo de Guarapuava, Dr. Ramon Barbosa e Silva, lembra que a LGPD abrange todos os elementos da sociedade, incluindo o Poder Público. “Toda a utilização de equipamentos tecnológicos, de acesso a internet, de uso de informações, demandam que haja um controle. Isso traz mais segurança ao usuário e para a administração pública”, explica.


O que muda com a PSI


Durante a apresentação feita pelo Departamento de Tecnologia da Informação, foi explicado quais são os tipos de dados que passam a ser armazenados, em quais circunstâncias eles podem ser acessados e as condutas que os funcionários devem tomar, entre outros pontos.

A partir da implementação da PSI, algumas atividades do Poder Legislativo foram adequadas:


  • Utilização de Proxy e firewall

  • Cadastro para acesso à Internet e para os sistemas

  • Segurança contra ataques DDoS, Phishing, Management;

  • Conteúdos são bloqueados

  • Utilização de softwares, programas ou produtos protegidos por direito autoral deve ser avaliado pelo TI


As regras incluídas no PSI valem para todos os servidores, estagiários, prestadores de serviços, agentes públicos ou empresas que exercem atividades no Poder Legislativo de Guarapuava, além de visitantes que se conectarem à rede local.


Servidores aprovam o encontro


O Coordenador de Gabinete Luiz Felipe de Lima acredita que encontros dessa natureza são essenciais. “É importante porque aqui se trata de um ambiente público, uma instituição pública e com servidores tratando de dados a todo momento. É bom que a gente tenha ciência de como estão tratando esses dados”, diz. Bruna Maricato Nobukuni, Assessora de Gabinete Parlamentar, também vê com bons olhos a participação em iniciativas desse tipo. 

Ela também recorda que, mesmo esse assunto estando bastante em voga, reforçar as instruções é necessário. "Às vezes a gente esquece, mesmo que tendo um breve conhecimento sobre o conteúdo, deixando desprotegida as informações que são fundamentais para o desenvolvimento das atividades da Câmara", completa. A também Assessora de Gabinete Parlamentar, Mirian Baitel, também crê que treinamentos desse tipo são úteis. “Pudemos verificar que algumas coisas já até estavam acontecendo naturalmente”, conclui.

error while rendering plone.comments