TSE inicia credenciamento de jornalistas para o Centro de Divulgação das Eleições 2012

por Administrador publicado 04/09/2012 11h00, última modificação 06/10/2024 18h10
Eleições 2012

Começou nesta segunda-feira (3) o prazo de credenciamento dos órgãos de imprensa para a utilização do Centro de Divulgação das Eleições 2012 (CDE), espaço a ser disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a divulgação de informações sobre as eleições de outubro. 

O credenciamento será encerrado no dia 14 de setembro e as solicitações devem ser enviadas pelo e-mailcredenciamento@tse.jus.br com os documentos Anexo I Anexo II preenchidos no computador e anexados à mensagem. Informações adicionais podem ser obtidas aqui.

O CDE 2012 funcionará de 24 de setembro a 1º de novembro de 2012 no 3º andar do edifício-sede do TSE, com espaço para redação, cabines de rádio, local para entrevistas individuais e um estúdio para entrevistas exclusivas. Como complementação desse espaço, o Auditório 1 do TSE também será utilizado para as entrevistas coletivas com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e demais membros da Corte.

Espaço Jornalismo

O TSE disponibilizará 48 lugares para jornalistas, sendo 36 postos equipados com desktop e ponto de rede e 12 postos com ponto de rede. Serão instalados seis monitores LCD que exibirão, em tempo real, a totalização dos votos no primeiro e segundo turno das eleições, dias 7 e 28 de outubro, respectivamente.

O espaço destinado aos jornalistas e redatores conta ainda com rede de internet sem fio e posto de atendimento avançado da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TSE (ASICS/TSE), ao longo dos dias de votação, com boletins de informações atualizadas sobre o andamento das ações da Justiça Eleitoral.

Cabines de Rádio

Para os jornalistas dos veículos de rádio, o CDE 2012 contará com 12 cabines de locução com isolamento acústico, ponto de energia e computador desktop.

As cabines estão divididas em duas salas, cada uma com seis cabines individuais e dois monitores LCD que exibirão, em tempo real, a totalização dos votos no primeiro e segundo turno das eleições, dias 7 e 28 de outubro. O espaço também conta com rede de internet sem fio.

Espaço para entrevistas

Com um backdrop de nove metros, o CDE 2012 oferecerá um amplo espaço para entrevistas individuais de ministros do Tribunal e secretários de várias áreas de atuação da Corte (Presidência, Tecnologia da Informação, Corregedoria Eleitoral e Gestão de Pessoas, entre outras).

Para a transmissão ao vivo destas entrevistas, o veiculo de comunicação deverá trazer carro link e 100 metros de cabo (distância entre o espaço de entrevistas e o estacionamento de caminhões link) ou solicitar ao TSE a instalação de antena no terraço do edifício-sede, com antena e cabeamento da própria emissora.

Estúdio para entrevistas

No caso de emissoras de televisão, os veículos que prefiram realizar entrevista gravada em ambiente reservado terão disponibilizado, pelo TSE, espaço com tapete e duas poltronas, fundeadas por um backdrop de quatro metros.

A utilização deste espaço dependerá de agendamento prévio, sendo respeitada a ordem cronológica dos pedidos. A duração da reserva será de 30 minutos e não poderá ser contínua.

Entrevistas coletivas

As entrevistas coletivas com os ministros e secretários do TSE serão concedidas no Auditório 1, localizado no 1º subsolo do edifício-sede. A ASICS/TSE informará aos jornalistas que estarão no CDE 2012 o horário das entrevistas, facilitando o deslocamento entre o 3º andar e o 1º subsolo.

Os sinais de áudio e de vídeo das entrevistas coletivas serão disponibilizados por meio de saídas AV localizadas no primeiro pilar do edifício-sede. A ASICS/TSE autorizará a entrada de cinegrafistas e fotógrafos no Auditório 1 para a captação de imagens e sonora das coletivas.

Estacionamento

Os jornalistas que vierem ao CDE 2012 em veículo próprio poderão utilizar os estacionamentos públicos próximos ao edifício-sede do TSE. Os estacionamentos localizam-se entre o TSE e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o outro, entre o TSE e a embaixada do Reino Unido.

Os caminhões links poderão estacionar junto ao primeiro pilar do edifício-sede do TSE, onde se encontram as saídas AV do Auditório 1, ou em espaço destinado aos caminhões link, próximo da extremidade sul do edifício-sede do TSE. Cabe ressaltar que a distância entre o local das entrevistas individuais e o estacionamento dos caminhões link é de 80 metros, o que faz necessário um cabeamento de aproximadamente 150 metros.

BB/LF