Vereador e diretor da Surg buscam aumentar a segurança no trânsito

por Imprensa publicado 29/04/2013 10h45, última modificação 06/10/2024 18h10
O vice-presidente da Câmara, José Airson Horst (PPS), e o diretor técnico da Surg, César Sanches, visitaram bairros e analisaram os locais que precisam de apropriações

Na última quinta-feira (25), o vice-presidente da Câmara, vereador José Airson Horst (PPS), esteve junto com o diretor técnico da Surg (Companhia de Serviço de Urbanização de Guarapuava) e presidente do Comutra (Conselho Municipal de Transportes e Sinalização), César Sanches, em visita aos bairros guarapuavanos. Esta ação objetivou analisar quais as apropriações necessárias para o aumento da segurança no transito.

Instalação de radares

De acordo com Sanches, em alguns locais há alto índice de acidentes, sendo necessária uma intensificação no trabalho de fiscalização. “Devemos utilizar melhor a tecnologia e os radares fixos são instrumentos que aumentam a segurança no transito. Além disso, também é preciso instalar alguns radares móveis em locais distintos e devidamente sinalizados”, revelou Sanches, justificando que a atitude atuará como uma forma de reeducação. “Uma das formas de nos alertarmos é quando temos percepção de que algo vai acontecer. Portanto, a população vai começar a ver mais placas e dirigir com mais segurança. Na Espanha, houve queda em 80% dos acidentes fatais por conta da alta fiscalização”.

O cruzamento das ruas Capitão Rocha/Bahia, lotada no bairro Vila Carli, poderá receber o equipamento. Esta instalação é necessária, pois há uma baixada que é propícia para o aumento na velocidade dos automóveis, além do elevado trafego de caminhões.

Ações futuras

Na rua Pedro Carli, também localizada na Vila Carli, há outro problema. De acordo com os moradores, vários carros trafegam em alta velocidade para tentar ultrapassagem, o que acarreta em várias colisões. Sanches explicou que nesta via, o ideal será a instalação de tachões.

Além disso, ele revelou que a companhia deverá elaborar um estudo de reurbanização. A intenção é constatar quais as ruas de maior tráfego de pedestres e construir calçadas.

Para Airson Horst, estas visitas são essências para o real conhecimento das corretas melhorias ao município e coloca o órgão Legislativo a disposição. “É nossa obrigação trabalhar em prol do desenvolvimento local, através da fiscalização e legislação”, reforçou.