Vereador participa de encontro que discutiu a criação do fundo indenizatório para o abate de animais com tuberculose e brucelose
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, recebeu líderes dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) da região de Guarapuava, na última quarta-feira (17), em Curitiba. A criação de um fundo indenizatório para o abate de animais com tuberculose foi o tema da reunião, que teve a presença do vereador Milton de Lacerda Roseira Junior (PSDB), do secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, do presidente do Sindicato Rural e do CSA de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, do diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Inácio Afonso Kroetz, além de deputados e representantes da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná).
Ortigara solicitou a contribuição das lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores. Milton Roseira, que há tempos se preocupa com a questão, acredita que os produtores, principalmente da atividade leiteira, necessitam deste benefício. “Quando detectada a doença os animais são abatidos, acarretando em prejuízo aos produtores. Este fundo amenizaria as perdas e lhes traria melhores condições de vida”, avaliou Roseira.
O secretário Itacir Vezzaro crê que este problema não é só da nossa região, mas de todo o Paraná. “Deste modo, nos mobilizamos em prol da erradicação da tuberculose e da brucelose. Temos de garantir a sanidade agropecuária para oferecermos produtos de qualidade ao mercado interno e ampliarmos a exportação”, ressaltou Vezzaro.
Por fim, o deputado estadual Bernardo Carli destacou que já havia entregado tal demanda a Ortigara, pois os produtores rurais têm sofrido com esta situação. “Saímos animados da reunião, pois o Estado tem interesse em ajudar e vai estudar a viabilidade de constituir o fundo”, finalizou.
No início de julho, Milton Roseira e Bernardo Carli participaram de um encontro com Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária, em Guarapuava. Na ocasião, representantes entregaram uma carta aberta, ao deputado, contendo uma pauta de reivindicações unificada.