Vereadoras explanam detalhes da sessão solene “Diploma Mulher Cidadã” para representantes das entidades selecionadas
Na tarde da última sexta-feira (21), as vereadoras Nerci Guiné (PHS) e Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB) receberam as representantes das 12 entidades selecionadas para indicarem os nomes das homenageadas com o “Diploma Mulher Cidadã”. Durante o encontro, Guiné e Mandu repassaram os convites, contaram detalhes da solenidade, além de explicar o histórico da Lei.
De acordo com a professora da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) Ariane Carla Pereira, presente na reunião, a atitude é extremamente válida, devido ao princípio de valorização. “Ao longo dos anos as diferenças entre homens e mulheres, do ponto de vista social, foram diminuídas, mas ainda é necessário pensar em atitudes para que, efetivamente, se consolide a igualdade de gênero. Esta sessão é um instrumento de valorização, portanto colabora para tal premissa”, avaliou.
Marcada para o dia 13 de março, às 20 horas, no plenário da Câmara, o evento contemplará 12 mulheres com vínculo as seguintes entidades: Unicentro, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Club Soroptimista, Sindicato Rural, Sesc, Secretária de Assistência Social, Pastoral Catequética, (NRE) Núcleo Regional de Educação, Movimento Mulheres da Primavera, Rede de Enfrentamento, Secretaria da Mulher, Conselho Municipal da Mulher.
Durante a solenidade, os nomes das homenageadas serão revelados.
Entenda a Lei
Esta ação anual é conseqüência do Projeto de Resolução n º. 02/2002. Ao longo dos anos, algumas alterações foram aprovadas, como a do Artigo 2º da resolução 02/2002, permitindo que até 12 mulheres recebam o título.
Segundo a vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), em outrora a Câmara não realizava ações durante o “Dia Internacional da Mulher”, sendo esta a premissa para a iniciativa. “Eu e a então vereadora Maria Madalena Nerone buscamos homenagear algumas mulheres, que prestam relevantes serviços a comunidade. Elas representam um universo muito maior de outras figuras importantes, mas que figuram no anonimato”, explicou.
Ela reforçou, ainda, que os representantes da Casa de Leis não têm o dever de indicar as homenageadas. “Este papel é das entidades conhecidas em Guarapuava. Enviamos uma correspondência, a cada ano anterior ao mês de março, e estas têm até o dia 15 de dezembro, do ano anterior, para indicar os nomes. Todos os que chegam neste período recebem este título”, finaliza.
Homenageadas em 2013
Na sessão solene de 2013 totalizaram 12 homenageadas. Confira os nomes das mulheres que receberam o diploma “Mulher Cidadã”
Haydée Maria Teixeira Zakalusny - Maçonaria Guarapuavana
Ingrid Dautermann - Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios
Laudenora Ferreira - Conselho Municipal da Mulher (in memorian)
Maria Cristina Glina Dolinski - Sesc
Maria Francisca da Silveira Caldas - Rotary Club Guarapuava/Guairacá
Maria Regina da Silva Vargas - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
Maria Vera Passetti - Club Soroptimist de Guarapuava
Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes – Unicentro
Raquel Benvenutti Marcondes - Apae
Sueli Karling - Sindicato Rural
Sueli Marcante Alexius - Pastoral Catequética
Leony Delourdes Camargo – Câmara Municipal de Guarapuava