Vereadoras recebem diploma Mulher Destaque 2013

por Imprensa publicado 26/03/2013 14h10, última modificação 06/10/2024 18h10
Nerci Aparecida Guiné (PHS) e Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB) foram homenageadas em evento organizado pelo Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava
Vereadoras recebem diploma Mulher Destaque 2013

Crédito: Estudio Cipriano

O Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava realizou a entrega do diploma Mulher Destaque 2013 na noite da última sexta-feira (22), no Hotel Kuster. Na solenidade, as vereadoras Nerci Aparecida Guiné (PHS) e Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB) receberam a homenagem na categoria ‘Status da Mulher na Política’, também encaminhada para a vice-prefeita Eva Schran de Lima. 

Para Nerci Guiné, o diploma é resultado de práticas diárias em prol da sociedade. “Recebemos o reconhecimento da sociedade guarapuavana e, nascida aqui, me senti muito mais honrada”, destacou.

Maria José, que já recebera o premio na categoria ‘Profissional da Saúde’ e é associada ao Club há mais de cinco anos, ressaltou que ficou honrada com tal reconhecimento. “Esta é uma instituição muito criteriosa em sua indicação, além de desenvolver um belíssimo trabalho”, finalizou.

Outras mulheres e meninas também receberam prêmios nas categorias: ‘Mulheres ajudando Mulheres’, ‘Violet Richardson’, ‘Amigo do Clube Soroptimista’, entre outras.

Histórico

O Soroptimist International é uma organização para mulheres administradoras de negócios e profissionais que trabalham em projetos para a promoção dos direitos humanos e status da mulher. O primeiro clube foi fundado em Oakland, nos Estados Unidos, em 3 de outubro de 1921.

No Brasil, o primeiro clube foi fundado no Rio de Janeiro por iniciativa da Dra. Bertha Maria Júlia Lutz. Em 1º de julho de 1996, foi criada a Região Brasil. Em 3 de agosto do mesmo ano, foi oficialmente instalada na cidade de São Vicente, no estado de São Paulo. Sua diretoria é formada por uma Governadora, Governadora-Eleita, Secretária e Tesoureira, eleitas por um mandato de dois anos.

Existe um Código de Ética e programas de serviço a cumprir, tais como: Desenvolvimento Social e Econômico, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos – Status da Mulher e Compreensão e Boa Vontade Internacional.

Os programas de Serviços são escolhidos a partir de propostas de cada clube que favorecem a comunidade, desenvolvendo atividades das mais diversas além de Programas de Identificação Soroptimista, que procuram reconhecer publicamente os valores femininos ou em favor das mulheres que se destacam anualmente.