Vereadores acompanham Conferência Municipal de Assistência Social

por Imprensa publicado 19/07/2013 14h14, última modificação 06/10/2024 18h10
Evento ocorre durante toda esta sexta-feira (13) e tem como tema central “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): 8 anos de conquistas

O auditório da Faculdade Campo Real recebe a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Toda a programação ocorre nesta sexta-feira (13) e terá como tema central “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): 8 anos de conquistas”. Apesar da temática, serão vários os assuntos discutidos durante todo o dia.

Entre os principais, figuram: avaliar a atual situação das políticas de Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento, além de criar espaços de debate e incentivar a participação popular.

Avaliação

No discurso de abertura, a secretária licenciada de Assistência Social, Cristina Silvestri, destacou que a Conferência ocorre em um momento muito importante, pois norteará as futuras ações. “O que for consentido será encaminhado a Conferência Estadual. Portanto toda a discussão será de suma importância. Queremos transformar a Assistência Social em um modelo, para que todos tenham atendimento igualitário, sendo esta uma das bandeiras da atual administração”, destacou Cristina.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edony Antonio Kluber (PSD), esta questão deve ser encarada de frente, visando estabelecer políticas públicas que ao longo do tempo minimizem a situação daqueles que dependem da Assistência Social. “Muito foi debatido e colocado em prática, mas ainda deve-se fazer mais. Que o trabalho de vocês continue excelente, culminando em várias ações importantes para o município”, ressaltou Kluber.

De acordo com a prefeita em exercício, Eva Schran, o papel do assistente social é uma das ações mais nobres na sociedade. “Em minhas visitas pela comunidade, pude notar o excelente trabalho desenvolvido pela repartição. Portanto, acredito em todos os mecanismos que serão apresentados, que discutirá políticas públicas voltadas para uma real demanda”, finalizou.

Programação

Pela manhã houve a abertura oficial; apresentação cultural, com música e dança realizada pelos alunos do Centro Educacional João Paulo II; aprovação do regimento e palestras.

Nesta tarde, os participantes, divididos em grupos, irão discutir e apontar propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual. Os eixos do tema são: Cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no Suas e Regionalização.

Na ocasião, também serão eleitos os delegados que terão voz e poder de voto e representarão o município na conferência regional, que será realizada em Guarapuava. Também ocorrerá a escolha dos novos conselheiros municipais não-governamentais.

 

Com informações da Assessoria PMG