Vereadores aprovam criação da secretária Municipal de Políticas Pública para a Mulher

por Imprensa publicado 28/03/2013 13h06, última modificação 06/10/2024 18h10
Repartição foi inaugurada na manhã de quinta-feira (28), tendo como principais objetivos o desenvolvimento de programas para enfrentar a violência contra a mulher e sua emancipação financeira

Na manhã da última quinta-feira (28) foi inaugurada a secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que será lotada na rua Pedro Alves, nº 207. Desenvolver programas para enfrentar a violência contra a mulher, bem como sua emancipação financeira, serão os principais objetivos da repartição, liderada pela vice-prefeita Eva Schran de Lima.

Em seu discurso, a secretária destacou que a iniciativa concretizou um sonho que há muito era buscado. “Será um excelente mecanismo de trabalho em prol das mulheres, a partir de ações de políticas públicas para alcançarmos a igualdade dos gêneros. Faremos convênios com várias entidades municipais e realizaremos orientações jurídicas e cursos profissionalizantes” ressaltou Eva, lembrando que a Câmara teve importante papel neste processo, a partir da aprovação da repartição em plenário, além do decreto que ampliou a licença maternidade para servidoras municipais (de 120 para 180 dias).

Os vereadores também presenciaram a solenidade. De acordo com o presidente da Câmara, Edony Antonio Kluber (PSD), o órgão legislativo estará à disposição para aprovar as solicitações relevantes da pasta e confia no sucesso deste trabalho. “Para fazer uma caminhada é preciso iniciar com os primeiros passos. Esta luta se inicia e o horizonte é longo, mas tenho convicção que, sob tal liderança, haverá muito empenho e os objetivos se alcançarão”, reforçou Kluber.

Por fim, a 1º secretária, Nerci Aparecida Guiné (PHS), declarou como ‘divina’ esta iniciativa. “As mulheres não tinham voz. Vários direitos foram conquistados em todo este processo histórico, mas ainda há muito para se fazer. Estaremos à disposição para o que for preciso, com ações afirmativas, culturais, sociais e espirituais”, finalizou Nerci.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funcionará de segunda à sexta-feira e contato será pelo: (42) 3622-1342.