Vereadores Celso Costa e Airson Horst serão os representantes da Câmara no Contur
A Audiência Pública para a reativação do Contur (Conselho Municipal de Turismo), que ocorreu na noite da última quarta-feira (12), no plenário da Câmara, promoveu a formação do novo quadro de membros, formado por 25 entidades, que indicaram dois nomes para a ocupação dos cargos de titulares e suplentes. Neste grupo, que se reunirá mensalmente, o Poder Legislativo será representado pelos vereadores Celso Costa (PPS) e Airson Horst (PPS). O primeiro encontro está marcado para o dia 09 de abril.
Costa, membro titular, alegou que Guarapuava é um forte potencial turístico, mas ainda precisa criar uma identidade. “A partir da troca de idéias e sugestões poderemos elaborar as melhores ações para contemplar o turismo local. Um exemplo é o distrito de Entre Rios, que possui diversas cachoeiras. O desenvolvimento do setor proporcionará diversos benefícios ao município, como o aquecimento na economia”, argumentou Costa. Horst ocupará o cargo de suplente.
Na mesa diretora, os trabalhos foram comandados pelo presidente Edony Kluber (PSD), que esteve acompanhado de Cleto Tamanini (PTC), do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur; do diretor do Departamento de Turismo, Marcio de Siqueira; além da representante do setor citado, Marja Lúcia Sá. Siqueira, durante sua explanação, explicou detalhes sobre o Plano Municipal de Turismo e da Lei 2220/2013, que oficializou o Contur.
De acordo com Abdanur, foi necessária tal reativação para comprovar a atividade do Conselho perante os órgãos competentes públicos e privados. “A atual administração alterou a legislação para ampliar a participação da sociedade civil organizada na discussão e planejamento turístico do município, adequando-a para as novas diretrizes do Plano Nacional de Turismo, organizando os segmentos por comitês gestores”, justificou Abdanur.
Membros
Durante o evento, os representantes das entidades oficializaram os nomes indicados. Titular e suplente, respectivamente, de cada serão:
Câmara: Celso Costa e Airson Horst
Secretarias de Indústria Comércio e Turismo; Sandro Abdanur e Marcio de Sequeira
Unicentro: Maurício Camargo e Adriana Kataoka
Secretaria de Agricultura: Arley Tubim e Márcia Berbert
Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte: Carlos Antônio Vieira e Paulo Silveira
Secretaria de Planejamento; Raquel Rauen Dalla Vecchia e Lisandro Vieira
Instituto Histórico de Guarapuava: Armando Holocheski e Murilo Teixeira
Academia de Letras e Ciências de Guarapuava: Nivaldo Kruger e Aurea Luz
Secretaria de Meio Ambiente: Josmar Pereira e Sella Regina Peres Lopes
Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares: Alfredo Gelinsk e Ilvo Guaragni
UTFPR: Ana Lucia Ferreira (titular)
Grupos étnicos; Viviane Scheiler (suplente)
As entidades restantes – secretarias de Educação, Esporte, Habitação e Assistência Social; Faculdades Guarapuava; Faculdades Guairacá; Faculdades Campo Real; Acig, agências de viagem, empresas de Transporte de Passageiros; sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares; e as entidades religiosas, além das que não indicaram os dois nomes, terão dez dias para encaminhar os participantes.
Nos futuros encontros é possível que o Contur passe a contar com novos integrantes.
Contur
Aprovado na última sessão ordinária do ano
passado, com votos favoráveis de todos os vereadores, o Conselho terá como
funções analisar, propor e deliberar medidas normativas e providências julgadas
necessárias para incentivar o turismo no município; proceder estudos sobre
problemas que interessem ao desenvolvimento do setor como mercado produtor de
serviços; encaminhar sugestões, normas, sanções e outras medidas que visem
disciplinar o turismo no município; opinar sobre matérias de interesse turístico
propostas pelo órgão oficial da área; entre outros.