Vereadores destacam que Banco de Leite será importante na queda do índice de mortalidade infantil
Na manhã desta quinta-feira (6), foi inaugurado o Banco de Leite Humano de Guarapuava, que se localizará no Hospital São Vicente. A conquista é consequência de uma luta encabeçada pelo clube Soroptmista, em parceria com a prefeitura, governo do Estado e a Casa de Saúde Citada.
Este espaço será o 243º instalado no Brasil e 10º no Paraná, sendo um local de armazenagem de leite materno, que será utilizado em hospitais, postos de saúde e para mulheres que não podem amamentar.
Participaram da solenidade o prefeito César Filho, o deputado estadual Bernardo Ribas Carli, o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão; o secretario de Estado da Saúde em exercício, René Santos, além de representantes de entidades e vereadores.
Avanço
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), esta é uma importante conquista, devido à incômoda situação da mortalidade infantil em Guarapuava. “Sustentamos, atualmente, índices incompatíveis com a média de cidades do mesmo porte. Acredito que a instalação do Banco de Leite Humano vem contribuir para a redução destes números e colocar o município em uma situação aceitável”, destacou Kluber. “O Poder Legislativo é sempre parceiro dos bons projetos e nós, vereadores, daremos todo o apoio necessário. Estamos já inseridos na campanha ‘Amigo do São Vicente’ e na conscientização das pessoas com a solidariedade”.
Membro do clube Soroptimista há mais de cinco anos, a vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), que acompanhou de perto este processo, acredita que a vitória deve-se a um trabalho de persistência, principalmente da coordenadora do projeto banco de leite em Guarapuava, Erisy Wolbert. “Esta luta começou há quase 12 anos. O clube tem uma líder que nunca mediu esforços e, mesmo recebendo várias negativas, conseguiu encabeçar esta conquista”, ressaltou Maria José. “O local vai cumprir uma função muito importante no município, que é a de salvar vidas, principalmente, de mulheres e crianças”, finalizou.
O Ministério da Saúde mantém um site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Mais informações sobre os benefícios que poderão alcançar Guarapuava, acesse: http://www.redeblh.fiocruz.br/