Vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

por Imprensa publicado 16/12/2024 19h59, última modificação 16/12/2024 19h59
Diplomação marca o reconhecimento oficial dos eleitos pelo voto popular e reafirma o compromisso com a democracia e a representatividade

Uma cerimônia no Fórum Desembargador Ernani Guarita Cartaxo diplomou os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. Este é o ato pelo qual o Tribunal Regional Eleitoral reconhece que os candidatos foram eleitos pelo voto popular e estão aptos a assumir suas cadeiras. Também foram diplomados o prefeito eleito Denilson Baitala e a vice-prefeita eleita Rosângela Virmond.

A Drª Carmen Silvania Zolandeck Mondin, juíza eleitoral da 43ª Zona Eleitoral, presidiu a cerimônia ao lado do Dr. Rafhael Wasserman, juiz da 44ª Zona Eleitoral, e da Drª Vilma Leiko Kato, promotora eleitoral. Autoridades, convidados especiais e a imprensa também acompanharam a entrega dos diplomas.

Democracia

Ao saudar os presentes, a Drª Carmen destacou que o dia era de celebração e reconhecimento. “Não estamos aqui apenas celebrando o resultado de uma eleição, estamos aqui para reafirmar publicamente um compromisso com a democracia, com a justiça e, principalmente, com a confiança do povo que elegeu as senhoras e os senhores”, afirmou a magistrada. Ela também mencionou o árduo trabalho da Justiça Eleitoral durante o processo que permitiu que 134.579 eleitores votassem em Guarapuava.

A Drª Vilma também destacou os esforços da Justiça Eleitoral para garantir a democracia. “Posso assegurar que a maciça maioria dos candidatos de Guarapuava, tanto os eleitos como os não eleitos, agiu de forma ética, respeitando a vontade do eleitor, atuando de forma digna, mesmo diante dos oponentes em disputa”, pontuou a promotora.

Representatividade

Além de diplomar os 21 vereadores eleitos, o ato também incluiu os suplentes até a terceira posição, que receberão os certificados em cartório. O mais jovem entre os vereadores do próximo mandato é Ike Silvestri (PP). “Nós temos uma juventude ativa em Guarapuava muito forte, a qual, se você pegar o número de eleitores, há bastante jovens. Eu acredito que sou um deles e estarei aqui para representá-los. Não só eles, mas toda a nossa comunidade de Guarapuava”, declarou o vereador eleito e diplomado.

Já a Professora Terezinha (PT) retorna para sua terceira legislatura, tendo sido a mulher mais votada no pleito. “Precisamos vencer o conceito de que política é coisa para os homens. Nós, mulheres, passamos não só a trabalhar fora, mas a compreender que o espaço é dos dois gêneros. É para todos e todas. Portanto, o lugar de mulher é onde ela quiser”, refletiu, parabenizando as colegas que farão parte da bancada feminina.

O vereador mais votado nas eleições e presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes (MDB), aproveitou o espaço para enaltecer o processo democrático e lembrar da importância da Justiça Eleitoral.

Ele também parabenizou seus colegas eleitos. “Hoje eu retorno, oito anos depois, como mais votado, mas ciente e com a humildade de que todos somos iguais, e de que cada um dos vereadores e vereadoras que hoje recebem seus diplomas têm a garantia do seu voto, da sua participação na Câmara e da sua representatividade popular a partir do dia 1º de janeiro”, completou.

error while rendering plone.comments