Vereadores participam de seminário sobre Tarifa Zero

por Imprensa publicado 23/08/2013 11h34, última modificação 06/10/2024 18h10
Airson Horst (PPS) e Celso Costa (PPS) foram a Ponta Grossa e acompanharam palestra ministrada ex-secretário de transportes do município de São Paulo

Na noite da última quarta-feira (21), os vereadores Airson Horst (PPS) e Celso Costa (PPS) foram a Ponta Grossa para participarem do I Seminário de Políticas Públicas e Mobilidade Urbana. No evento, eles acompanharam a palestra ''Tarifa Zero como um direito social! Vamos discurtir?”, ministrada ex-secretário de transportes do município de São Paulo e idealizador da tarifa zero para o transporte público coletivo urbano, Lúcio Gregori. O evento foi organizado pelo presidente da Câmara Municipal do município citado, Aliel Machado, e diversas entidades estudantis da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

De acordo com os legisladores, que são membros do grupo de estudos que discute o transporte público coletivo urbano, este contato fora de suma importância, devido ao aprendizado conquistado. “Com este conhecimento de causa será possível avaliarmos de forma clara as questões debatidas nos encontros. Atualmente, somos integrantes das subcomissões e o conhecimento obtido servirá de base nas futuras análises”, destacaram. “Tal capacitação nos proporcionará consequências significativas, que se refletirá em nosso papel de legisladores”, finalizaram

Além deles, Guarapuava este representado pelo diretor de Planejamento da Prefeitura, Lisandro Vieira, e pelo assessor técnico para projetos da secretaria de Agricultura, Carlos Eduardo Bortolin.

Grupo de Estudo

No dia 11 de julho ocorreu Audiência Pública, na Casa de Leis guarapuavana e com a presença de diversas entidades locais, que culminou na formação desta comissão. Após dois encontros foi decidido à criação de duas subcomissões, que realizam o estudo localizado de duas situações.

A primeira promove um trabalho prático, através do levantamento de pontos de ônibus na cidade, verificação das linhas de trafego e apontar possíveis melhorias. Os envolvidos serão os vereadores Airson e Milton Roseira, o empresário e ex-vereador Darci Zanlorenssi, o presidente do Comutra, Cesar Sanches; o presidente da Associação de Moradores do bairro Santana, Juarez Camargo, o gerente de trafego da Pérola do Oeste, Marcos Padilha, além de um representante do DCE, ainda não definido.

Já a outra faz um trabalho técnico. Eles serão responsáveis por analisar as planilhas e dados encaminhados pela empresa. Pertencem ao grupo o vereador Celso Costa, a presidente da APP, Terezinha Daiprai; a diretora do Sisppmug, Cristiane Wainer; o presidente da Adunicentro, Denny William; o funcionário da Pérola do Oeste Tiago Gulin; a presidente do MPL, Mabia Camargo; o representante do Coletivo Liberdade Colorida Henrique Hardman, o membro do DCE Pedro Ribeiro; além de um representante da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e da secretaria de Finanças.

 

De acordo com o presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), esta é uma ação inédita do Legislativo e que deve prevalecer nas futuras administrações. “Esta foi a minha proposta quando eleito presidente desta casa. Receber as entidades e abrir essa discussão para a sociedade, sobre um tema de extrema relevância, deve ser o nosso papel. O poder Legislativo não pode ficar fechado nos gabinetes e em sessões plenárias. Deve-se trazer a comunidade para debater os temas de importância e procurar as soluções. Acredito que a Câmara tem proporcionado uma significativa contribuição”, finalizou Kluber.