Vereadores prestigiam inauguração da UPA Batel e destacam estrutura do local
Com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, a prefeitura entregou a UPA (Unidade Pronto Atendimento) Prefeito Eloy Pimentel em plenas condições de uso. Desde a manhã desta segunda-feira (10), os guarapuavanos podem contar com a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que está localizada no bairro Batel.
Os vereadores de Guarapuava presenciaram a inauguração e destacaram o empenho da administração municipal. “Parabenizo o esforço do secretário Stefan Negrão e do Prefeito César Filho pela conclusão desta obra. O prédio possui ótima estrutura física e equipamentos de última geração, que serão a base para o bom atendimento no setor da saúde”, destacou o presidente Edony Kluber e reforçou a aprovação, por unanimidade, do projeto que implantou a Lei 2172/2013, responsável pela proibição de inauguração de obras públicas inacabadas. “Enalteço a proposta dos vereadores Mario Scheidt e Nerci Guiné. Não podemos aceitar que espaços públicos inacabados sejam inaugurados como ponte de promoção política. Nós, legisladores, soubemos de sua importância e o acatamos por unanimidade”.
Além de Kluber, Scheidt e Guiné, Airson Horst (PPS); Germano Alves (PR), Marcio Carneiro (PPS), Neto Rauen (PPS), Ademir Fabiane (PSD), Elias Rodovanski (SDD), João “Napoleão” (Pros), Valdir Kukelcik (PPS), Valdomiro “Jabur do Motocross” (PRB), Valdemar Calixtro (PSB), Antonio Geraldo (PT) e Cleto Tamanini (PTC) também estiveram presentes
O secretário Municipal de Saúde, Stefan Negrão, agradeceu o trabalho e a dedicação dos servidores municipais. “Os servidores da secretaria são os grandes responsáveis pela inauguração de hoje. Se empenharam com muito profissionalismo para que os trabalhos pudessem iniciar”, comentou. Cezar Silvestri destacou que na UPA haverá atendimento especializado para as crianças, um dos compromissos assumidos Cesar Filho durante a campanha eleitoral. Também reforçou que o Governo do Estado é e continuará sendo um importante parceiro do município.
Intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, a UPA funciona sete dias por semana para casos urgência e emergência. “A unidade 24 horas tem estrutura para atendimento geral e infantil, com uma ala própria para a pediatria; dois leitos para estabilização de pacientes em estado grave, com suporte até que o paciente seja transferido para UTI de um hospital; seis leitos de observação masculinos, seis femininos, seis infantis e oito para aplicação de medicamentos, além de sala de isolamento para doenças infecto-contagiosas”, enumerou Negrão. O local conta ainda com sala para exames laboratoriais e de raio-x. “Fraturas, cortes, pressão e febre alta, infarto e derrame são alguns soa atendimentos que podem ser feitos aqui”, finalizou.
Com informações da Assessoria PMG