Vereadores questionam Estado sobre falta de vagas em hospitais

por Imprensa publicado 01/06/2022 16h50, última modificação 06/10/2024 18h10
Documento destaca que Guarapuava atende outros 19 municípios assistidos pela 5ª Regional de Saúde

Parlamentares municipais de Guarapuava acompanham junto à população as demandas dos serviços de saúde no município e solicitam ao Governo do Estado providências para sanar os problemas, no que diz respeito à responsabilidade exclusiva da administração estadual.

Através de Requerimento aprovado na sessão desta terça-feira, 31 de maio, os Vereadores pedem que o Governador do Estado, Ratinho Junior, e o Secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves Luiz, se manifestem quanto à falta de vagas nos hospitais da cidade e à demora na chamada para realização de cirurgias eletivas.

O texto destaca inclusive que Guarapuava atende outros 19 municípios assistidos pela 5ª Regional de Saúde. “As cidades cresceram, se desenvolveram e a estrutura de saúde caminhou em sentido contrário; hoje Guarapuava conta apenas com dois hospitais em funcionamento, sendo que um deles está com sérias dificuldades financeiras e ameaça fechar”, explica a proposição, lembrando que a cidade já chegou a ter cinco hospitais.

“O acúmulo de pacientes aguardando internamento faz com que o sistema fique sobrecarregado, e dessa forma os demais que aguardam por atendimento acabam se aglomerando nas filas por mais de cinco horas”, relatam.

“Diante de todo o cenário, a população merece resposta e apontamentos por parte do Governo do Estado sobre quais medidas tomará para resolver as demandas da saúde de Guarapuava e de outras cidades do Paraná”.

Assinam o Requerimento as Vereadoras Professora Bia, Professora Terezinha, Bruna Spitzner, Cris Wainer e os Vereadores Marcelinho, Paulo Lima, Celso Costa, Nego Silvio, Professor Saulo e Pedro Moraes.