Visita a Atibaia esclarece trâmites necessários para a instalação do Canal da Cidadania em Guarapuava
Na última sexta-feira (14), representantes da Prefeitura e Câmara de Guarapuava visitaram a secretaria de Comunicação de Atibaia, São Paulo, para conhecerem os trâmites legais, técnicos e logísticos, visando à instalação do Canal da Cidadania no município. A cidade paulista foi a primeira do país a pedir outorga deste meio de comunicação.
Nesta ocasião, houve reunião com o vice-prefeito, Mário Inui, com a secretária municipal de Comunicação, Viviane Cocco, além do gerente de radio e TV, Lucelino de Oliveira. “Já ocorrera troca de informações por telefone e email, mas esta foi a primeira vez que recebemos profissionais de outra cidade, buscando os melhores caminhos para a instalação deste Canal”, destacou Cocco. “Ainda não consolidamos tal conquista, mas a previsão é que, até o início do próximo ano, o meio esteja operando”, finalizou.
Para Guarapuava, o canal funcionará a partir de uma parceria entre Executivo e Legislativo, que possibilitará a divulgação das ações em sinal aberto, acarretando em um maior alcance da população. “Será mais um meio de aproximação entre Poder Público e comunidade. Buscamos tornar as ações cada vez mais transparentes, dando espaço para o cidadão acompanhá-las e fiscalizá-las”, reforçou o presidente da Câmara, vereador Edony Kluber.
Houve, ainda, encontro com o presidente da Câmara de Atibaia, vereador Emil Ono, e com a diretora de Comunicação Legislativa, Simone Goulart, que mostraram as instalações desta Casa de Leis.
Representaram a Câmara, neste ato, o diretor administrativo, Alcionir Mendes, o repórter cinematográfico Ney Peterson, além do assessor de Comunicação, Yorran Barone. Já o assessor de gabinete Guilherme Ortiz foi o membro da prefeitura.
Canal da comunicação
Em 2006, o Governo Federal implantou o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) por meio do Decreto nº 5.280 (que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital). O documento previu a criação do Canal da Cidadania, que faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da administração pública, direta e indireta, em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do sistema digital.
De acordo com o Ministério das Comunicações, entre os objetivos do Canal da Cidadania está a abertura de espaço para a divulgação de serviços de utilidade pública e dos atos do Poder Público, além de promover a produção audiovisual independente, de caráter local e regional.
O Canal da Cidadania vai utilizar o recurso da multiprogramação possibilitada pela TV Digital, que permite a transmissão de quatro faixas de conteúdo. A primeira deverá ser destinada a Prefeitura e Câmara, a segunda para o Poder Público Estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.
Comunicação
Atualmente, o Poder Legislativo conta com algumas ferramentas para a divulgação de suas ações. Pelo TV Guarapuava/Canal Legislativo, transmitido pelo canal 97, a população pode acompanhar as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas em tempo real, além de reportagens. Os materiais são divulgados, também, no canal do youtube TVGuarapuava Canal Legislativo. Há, ainda, via streaming, a transmissão, ao vivo, destas sessões pela internet.
O site http://www.guarapuava.pr.leg.br/ é atualizado diariamente, com ações dos 21 vereadores. Todo publicação é veiculada no Facebook (https://www.facebook.com/pages/C%C3%A2mara-Municipal-Guarapuava/315848695184870) e no Twitter (https://twitter.com/CMGuarapuava).